quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Todo mundo precisa de um arquiteto para chamar de seu! – Post 3

Ao procurar um arquiteto pela primeira vez, a maioria se espanta com o orçamento recebido e pensa: “mas é só um desenho!”. No entanto, é justamente a qualidade das informações contidas neste “simples desenho” e a sensibilidade do profissional em perceber e interpretar as suas necessidades que irá determinar a qualidade do que será construído.



Existem tabelas como a do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) ou da ASBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), que procuram estabelecer a remuneração dos arquitetos em diversos tipos de projetos. A grosso modo, a remuneração do arquiteto tem como base um percentual do custo da obra (estimado a partir da metragem e padrão de construção) e varia de 2% (em grandes obras como hospitais, shopping centers, complexos hoteleiros etc.) a 10% em obras menores ou de grande complexidade, como os projetos de interiores por exemplo (residências, lojas, escritórios).

Ao comparar propostas de diferentes profissionais, fique atento. Nem todos os arquitetos trabalham da mesma forma ou oferecem os mesmos serviços. Olhando apenas o valor cobrado e não o serviço que está sendo oferecido, corre-se o risco de comparar gato por lebre.

É fácil entender quando comparamos com um produto com um carro por exemplo. Um modelo popular pode valer cerca de R$ 25 mil e um modelo de luxo R$ 75 mil. Desta forma fica claro entender que são produtos diferentes, certo? Procure entender o que cada proposta oferece para fazer a escolha de forma consciente.

Acredite contratar um bom arquiteto, pode ter um custo inicial, mas que certamente será diluído com a economia que certamente terá durante a execução da obra.

Veja também o Post 1 e o Post 2

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços
Lulu Andrade

0 comentários:

Postar um comentário