segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Casas compactas e com mínimo impacto

"O Cubo", tradução literal de The Cube Project, é uma iniciaitiva do engenheiro e psicologo Mike Page, da Universidade de Hertfordshire, que construiu uma casa com 3x3x3 metros na área interna, onde uma pessoa poderia viver de forma confortável e moderna impactando minimamente o ambiente.


Apresentada em abril (desculpem o atraso...!!)  no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo, na Escócia, o "Cubo", pode ser a menor moradia do mundo.

Sua construção é baseada numa lista de materiais sustentáveis e provê tudo que uma única pessoa (ou um casal) precisa para viver. Nos seus 27 m2 possui uma sala com mesa e duas cadeiras, uma pequena cama de casal (120 cm de largura), um chuveiro, uma cozinha (com geladeira de eficiência energética, fogão de indução, coifa, pia/escorredor, forno de microondas e armários), uma máquina de lavar e um banheiro de compostagem (sistema onde a urina é separada dos resíduos sólidos e depois dessa etapa, uma água cinzenta é misturada aos dejetos, transformando-os em material orgânico para compostagem). A iluminação é compostas apenas por LEDs que são lâmpadas mais eficientes e de longa duração, e o sistema de aquecimento reaproveita o calor produzido pelo ar extraído da casa. Possui o revestimento da cortiça e pé direito (espaço entre o piso e o teto) de dois metros de altura.


O custo total da construção, incluindo todo o móbiliário desenvolvido especilamente para a casa, foi cerca de US$ 80 mil. Que tal uma visita guiada pelo próprio idealizador do projeto? Clique aqui.

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços
Lulu Andrade



0 comentários:

Postar um comentário