terça-feira, 20 de setembro de 2011

Adoro Arquitetura no caderno Casa do jornal O Dia

Mais uma vez a Adoro Arquitetura foi fonte para o caderno de decoração do jornal O Dia. Desta vez, a pauta foi sobre dicas de como decorar apartamentos pequenos. Recomendamos inicialmente fazer um levantamento métrico do espaço a ser decorado. Assim evita-se comprar móveis grandes demais ou que deixem o espaço, que já é apertado, parecendo ainda menor.

Durante a escolha dos móveis opte pela simplicidade, preferindo modelos com linhas mais retas e que tenham duas funções. O sofá é um bom exemplo. Atualmente existem diversos modelos que tem o assento retrátil o que possibilita seu funcionamento como sofá ou como uma chaise longue para assistir TV de forma mais confortável.

Para os quartos, uma dica bem legal é fugir dos armários que contornam a parede da cabeceira da cama. Esta configuração está fora de moda e é pouco funcional. Prefira os armários com porta de correr. Evite também comprar camas de casal maiores que o padrão normal; ou seja, 138x198cm. As camas queen e king size são tentadoras, mas para espaços apertados causarão problemas sérios de circulação, além de reduzir o espaço para a instalação de armários. Ainda é possível optar por modelos de cama tipo box, no qual a parte inferior do colchão é na verdade um grande baú que possibilitará, por exemplo, guardar toda a roupa de cama e banho liberando espaço no armário apenas para roupas.


Lembre-se que pintar as paredes com alguma cor forte não é proibido, mas deve ser analisado com muito critério. Quanto menor o espaço mais estreito ele ficará quando uma das paredes for pintada num tom escuro. Da mesma forma evite pintar todas as paredes num mesmo tom pastel, como os tons de verde, azuis ou amarelos. Você pode conseguir mais personalidade elegendo uma única parede para valorizar, seja com pintura, adesivo ou quadros.

Depois de medir os espaços, escolha o estilo que for mais parecido com os seus sonhos. Não esqueça de verificar com atenção se a loja tem serviço de içamento. Muitas vezes, os apartamentos são tão apertados que até as áreas comuns do condomínio tem sua áreas reduzidas. Com isso, alguns móveis não conseguem chegar até sua casa pelas escadas, precisando ser içados pela fachada do edifício. Normalmente este serviço não está incluído no preço.

Lojas interessantes e com um custo x benefício interessante são: Tok & Stok, Etna, Leroy Merlin, Stella Tecidos, Ortobom e Colchões Botafogo.

Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços

Lulu Andrade


0 comentários:

Postar um comentário